Ruckus Wireless apresenta os três pilares para o futuro conectado das smart cities

O paradigma de conectividade global e os desafios envolvidos na demanda por conexão foram temas da palestra da CEO, Selina Lo.

SAO PAULO, Brasil – 16 de novembro de 2016 – No último dia 19, durante o Futurecom 2016, Selina Lo, CEO da unidade de negócios da Brocade, Ruckus Wireless, apresentou o tema “Atendimento da demanda global: Três pilares no futuro conectado das cidades inteligentes”.

Na apresentação, Selina Lo discutiu o novo paradigma de conectividade global a partir do leque de soluções mais recentes da Ruckus & Brocade e os desafios envolvidos com o fornecimento de simplicidade, estabilidade e segurança que o mundo demanda.

De acordo com a ONU, em 2050 espera-se que 70% da população mundial viva em ambientes urbanos. Em paralelo a isso temos o papel da tecnologia que está mudando, com a confiança em futuras 'cidades inteligentes' para abastecer o consumo de energia eficiente, melhor infra-estrutura e conectividade mais confiável, onde tudo estará conectado de forma centralizada.

Há desafios que existem hoje em ambientes urbanos e resolvê-los leva tempo. É por isso que o caminho para uma cidade mais inteligente em um mundo mais inteligente está sendo traçado agora.

Cidades inteligentes ou smart cities apenas são possíveis se as cidades forem conectadas. Quando há conexão na cidade é possível linkar dispositivos, aplicações e pessoas; agilizar as operações da cidade; melhorar a economia local; melhorar a qualidade de vida; e facilitar a participação do governo e das comunidades.

São três os pilares necessários para atender a demanda por Smart Cities: conexão sem fio de alta capacidade; análise de dados; e um modo de negócio sustentável. Conexão sem fio de alto desempenho suporta milhares de usuários ativos que tiram proveito dos serviços da cidade por meio de seus dispositivos móveis. Já a análise de dados permite à cidade identificar as tendências de tráfego e visualizar quais serviços são os mais utilizados. E um modelo de negócio sustentável, por sua vez, é fundamental a fim de fornecer serviços sem fio por meio de parcerias público-privadas.

A solução desenvolvida pela Ruckus, em parceria com outros importante players do mercado de telecom, utiliza a banda CBRS e visa justamente enfrentar os desafios de cobertura e capacidade de redes celulares internas. O OpenG é perfeitamente adequado para alta densidade de TD-LTE, especialmente em ambientes fechados; é mais controlado (QoS maior) do que bandas não licenciadas; multi-operador e evita necessidade de coordenação com redes macrocell.

Um grande case de sucesso de modelo de negócio para cidades conectadas está em andamento em Nova York, nos EUA, que se tornou a maior e mais rápida implantação de acesso Wi-Fi já realizada. Foram instalados 7.500 quiosques públicos Wi-Fi com um raio de conectividade de 45 metros e que permitem a conexão de 250 dispositivos simultâneos. Os quiosques possuem design moderno e elegante e oferecem múltiplos serviços além da conexão Wi-Fi: Livre chamadas telefônicas domésticas e chamadas de emergência, tablets touchscreen para serviço de diretório, anúncios públicos e municipais de serviços, e estações de carregamento para dispositivos móveis.

Os anúncios publicitários divulgados nos quiosques devem gerar uma receita de mais de US$500 milhões em 12 anos. E o investimento nos quiosques foi de aproximadamente US$200.000.000. Imaginar como desenvolver "cidades inteligentes" em escala - especialmente em torno de segurança com o importante papel que a "internet of all” (internet de tudo) traz - não acontece de um dia para o outro. No entanto, temos de começar por algum lado. A Ruckus Wireless, agora parte da Brocade, já começou com o OpenG.

Contatos de mídia

Laurie Falconer
408-636-1272

Aline Domene
IMS Brasil

Sobre a Unidade Operacional Ruckus Wireless

A Ruckus Wireless, parte da Brocade, oferece sistemas sem fio mais avançados para aproximadamente 70,000 clientes dos setores corporativo e de serviços, governos e pequenas empresas no mundo inteiro. A companhia está focada em inovação tecnológica, ecossistemas de parceiros e atendimento – oferecendo a melhor experiência sem fio possível, mesmo nos ambientes internos e externos mais difíceis. Sua plataforma Smart Wi-Fi oferece Wi-Fi escalável e de alto desempenho, com controle e gestão simplificados para implementações locais ou em nuvem, além de novos serviços para acesso seguro de novos dispositivos, gestão de políticas, serviços de localização e análises que criam novas oportunidades de negócios.

Sobre a Brocade

As soluções de rede da Brocade® (NASDAQ: BRCD) são adotadas pelas maiores empresas do mundo para transformar suas redes em plataformas de inovação empresarial. Com soluções que abrangem centros de dados públicos e privados até a fronteira da rede, a Brocade lidera o mercado em sua transição para novas infraestruturas de rede IP para a nova era da indústria digital. (www.brocade.com)

Acompanhe a Ruckus Wireless no LinkedIn e no Twitter para saber das novidades do #SimplyBetterWireless.

Ruckus e Ruckus Wireless, são marcas da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e outros países.