IFG implementa tecnologia Wi-Fi Ruckus Wireless

Nova rede Smart Wi-Fi oferece alto desempenho, conectividade confiável e melhora a experiência de acesso a 15 mil alunos, além de colaboradores e prestadores de serviço

SÃO PAULO, BRASIL – 13 de julho, 2016 – A Ruckus Wireless, Inc. anuncia hoje mais uma grande parceria no fornecimento de Wi-Fi: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O IFG, criado em 2008 pela Lei Federal nº 11.892, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampus, especializada na oferta de educação profissional, tecnológica e gratuita em diferentes modalidades de ensino.

Com a finalidade de assegurar maior cobertura do sinal e melhor qualidade no acesso, além de impulsionar a cobertura de eventos e melhorar a gestão e a segurança da rede, a IFG contou com a tecnologia Ruckus Wireless no projeto de melhoria do sinal Wi-Fi e gerenciamento centralizado. Foram instalados mais de 200 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex™ R700 Smart Wi-Fi, mais controladoras Ruckus ZoneDirector™ para fornecer cobrimento Wi-Fi confiável e de alto desempenho aos alunos, professores e administradores da IFG, distribuídos em 17 unidades da instituição, sendo 14 campi e nos prédios da Reitoria.

De acordo com Douglas Rolins de Santana, Diretor de Tecnologia da Informação do IFG, havia falta de padronização na rede sem fio, uso de equipamentos domésticos, lentidão, quedas de conexões e redes inseguras. Após a implementação da tecnologia Ruckus Wireless foi possível: “Assegurar maior cobertura do sinal e melhorar a qualidade no acesso, além de impulsionar a cobertura de eventos, otimizar a gestão e a segurança da rede, disponibilizar o acesso à rede sem fio em todos os ambientes de ensino da Instituição e possibilitar aos professores o acesso aos diários online para registro em sala de aula”, explica Santana.

“Com 17 unidades e mais de 15.000 alunos, o IFG demandava solução de Wi-Fi para alta densidade de conexões, controle de acesso, gerência centralizada e escalabilidade. Com este projeto, além da conectividade e interligação do campus, o IFG inovou com controle de presença eletrônico e diário online nas salas de aula. Também foi possível melhorar a interatividade entre alunos, professores e colaboradores, o que com certeza poderá transformar as salas de aula em um ambiente mais interativo, uma vez que os conteúdos poderão ser acessados antecipadamente via web”, explica o Gerente de Vendas no Brasil da Ruckus Wireless, Sérgio Rufino Marques.

“Após análise em diversas soluções, bem como teste de conceito (POC), a Ruckus foi a que melhor atendeu os requisitos e a fornecedora com melhor preço em comparação às demais”, completa Santana.

E a escolha pela Ruckus Wireless se comprova nos dados comparativos de conectividade. Antes, era possível conectar em torno de 400 usuários na rede sem fio precária. Agora, são aproximadamente 4.000 usuários conectados simultaneamente.

Soluções de qualidade para IFG

As soluções da Ruckus Wireless foram escolhidas em função de sua escalabilidade, alta qualidade do sinal e confiabilidade da solução técnica. Os APs utilizados no IFG, ZoneFlex R700, é o primeiro access point dual-band 802.11ac que incorpora a tecnologia patenteada de antena adaptável Ruckus BeamFlex+ ™. Com design moderno e discreto, o ZoneFlex R700 garante a conectividade mais confiável dentro ambientes de RF desafiadores e em constante mudança, como em aeroportos, locais públicos, hotéis, universidades e centros de conferências.

Já o Ruckus ZoneDirector™ 5000 (ZD5000) é o primeiro controlador WLAN que combina, de forma exclusiva, potência, simplicidade e escalabilidade em um sistema acessível.

Oferecendo suporte a até 20.000 clientes e 2.048 WLANs por equipamento, o ZD5000 gerencia até 1.000 pontos de acesso ZoneFlex Smart Wi-Fi em único local. Diferentemente dos sistemas wireless LAN convencionais caros, complexos e complicados de implantar, o ZD5000 foi projetado para oferecer simplicidade e facilidade de uso. Ideal para empresas de grande porte que necessitam de wireless LAN de alto desempenho e que possa ser facilmente implantada e gerenciada.

Sobre a Ruckus Wireless

A Ruckus Wireless, parte da Brocade, oferece sistemas sem fio mais avançados para aproximadamente 70,000 clientes dos setores corporativo e de serviços, governos e pequenas empresas no mundo inteiro. A companhia está focada em inovação tecnológica, ecossistemas de parceiros e atendimento – oferecendo a melhor experiência sem fio possível, mesmo nos ambientes internos e externos mais difíceis. Sua plataforma Smart Wi-Fi oferece Wi-Fi escalável e de alto desempenho, com controle e gestão simplificados para implementações locais ou em nuvem, além de novos serviços para acesso seguro de novos dispositivos, gestão de políticas, serviços de localização e análises que criam novas oportunidades de negócios.

Sobre a Brocade

As soluções de rede da Brocade® (NASDAQ: BRCD) são adotadas pelas maiores empresas do mundo para transformar suas redes em plataformas de inovação empresarial. Com soluções que abrangem centros de dados públicos e privados até a fronteira da rede, a Brocade lidera o mercado em sua transição para novas infraestruturas de rede IP para a nova era da indústria digital. (www.brocade.com)

© 2016 Brocade Communications Systems, Inc. Todos os direitos reservados.

Brocade, Brocade Assurance, o símbolo B-wing, ClearLink, DCX, Fabric OS, HyperEdge, ICX, MLX, MyBrocade, OpenScript, VCS, VDX, Vplane e Vyatta são marcas registradas, e Fabric Vision é uma marca comercial da Brocade Communications Systems , Inc., nos Estados Unidos e/ou em outros países. Outras marcas, produtos ou nomes de serviços mencionados podem ser marcas registradas de outros. Ruckus, Ruckus Wireless, BeamFlex +, ZoneFlex, ZoneDirector, e Smart Wi-Fi são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos ou empresas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.