Ruckus Wireless Divulga Visão para o Futuro de Redes Celulares Internas

OpenG, Uma Tecnologia Inédita, Promete Resolver Vários Desafios Tradicionais para Redes Celulares Internas

SUNNYVALE, CA – 18 de fevereiro, 2016 – A Ruckus Wireless, Inc. (NYSE: RKUS) anunciou hoje a sua intenção de introduzir a tecnologia OpenG™ para enfrentar os desafios de cobertura e capacidade de redes celulares internas. A tecnologia OpenG combina espectro coordenado e compartilhado, por exemplo, na banda de 3,5 GHz nos EUA, usando células pequenas compatíveis com múltiplas operadoras para oferecer cobertura celular interna de maneira mais eficiente. O plano da Ruckus para incentivar a adoção da tecnologia OpenG – em um mercado anual acima de US$ 2 bilhões – é de aproveitar de seus canais corporativos, a grande base de clientes empresariais, espaços públicos e provedores de serviços, e seu portfólio de tecnologias diferenciadas. Produtos e soluções específicas devem ser lançados ao longo do ano. Como parte desse comunicado, a Ruckus está demonstrando a tecnologia OpenG em colaboração com a Qualcomm durante o Mobile World Congress (MWC) 2016, em Barcelona. Durante o evento, a Ruckus também pretende demonstrar sua solução para ligações via Wi-Fi que, ao lado da tecnologia OpenG, apresenta o futuro das empresas sem fio.

O setor está passando por uma mudança dramática com a convergência da tecnologia celular e Wi-Fi, que acontece em paralelo com o desenvolvimento de várias técnicas e padrões, incluindo o acesso assistido licenciado (license assisted access - LAA), agregação de links LTE e Wi-Fi (LTE Wi-Fi link aggregation - LWA), o Hotspot 2.0 e ligações Wi-Fi. Esses avanços pretendem aliviar a pressão sobre o espectro disponível, com o número cada vez maior de dispositivos está suportando a tecnologia 5G e o crescimento de aplicativos agnósticos e over-the-top (OTT) que aproveitam de uma plataforma IP comum. Além dos modelos tradicionais com e sem licenciamento, novas opções de compartilhar espectro estão aparecendo, como o novo modelo do espectro compartilhado e coordenado na banda de 3,5 GHz, adotado pela Comissão Federal de Comunicação (Federal Communications Commission - FCC) nos EUA. Afinal, o maior incentivo para a indústria é a necessidade de garantir cobertura consistente e aprimorar a qualidade de experiência para o usuário, independente da tecnologia sem fio subjacente.

Em geral, as companhias utilizam a tecnologia Wi-Fi para oferecer conectividade sem fio dentro de suas instalações, mas elas também precisam oferecer cobertura celular total para voz, e-911 e LTE-dados para seus funcionários e visitantes. Essa abordagem para a conectividade celular, ou seja, de fora para dentro, enfrenta vários desafios, por exemplo, novos materiais de construção que impedem a passagem de sinais sem fio, falta de cobertura em andares mais altos e falhas de conectividade causadas pelas “sombras” de outros prédios. Os provedores de serviço e os clientes corporativos estão em busca de soluções celulares internas que são fáceis de implementar, oferecem um custo total de propriedade atraente e conseguem ampliar a cobertura e o desempenho. Além disso, esses clientes precisam de soluções que suportam assinantes de várias redes móveis. Os sistemas de antenas distribuídas (DAS) e células pequenas tradicionais conseguem resolver alguns desses desafios, embora a sua adoção seja limitada por questões econômicas e a complexidade de instalação.

A tecnologia OpenG, da Ruckus, oferece uma solução muito mais econômica, mais fácil de instalar e é compat[ivel com múltiplos provedores. A Ruckus acredita que a tecnologia OpenG será ideal para provedores de serviço fixos e móveis oferecendo serviços gerenciados, aprimorando a experiência celular em todos os lugares, mesmo em locais que antes não tinha sinal por motivos de acesso ou economia.

Joe Madden, principal analista de Mobile Experts, disse que as empresas e os provedores de serviço estão procurando alternativas mais econômicas para suas redes celulares internas. “Várias pesquisas mostram que existe demanda por soluções que funcionam com múltiplos provedores, mas o cliente também tem outras exigências. Muitas operadoras ignoram redes de acesso via rádio que operam com múltiplos operadores (MORANs) e redes core que operam com múltiplos operadores (MOCN), por que estão preocupados com o impacto sobre as atuais redes de acesso via rádio (RANs). As soluções operando na banda de 3,5 GHz e que realmente funcionam com múltiplos operadores estão criando algumas possibilidades. Companhias como a Ruckus, com uma grande base instalada de clientes corporativos, terão oportunidades muito grandes”.

“A Ruckus está muito bem posicionada para resolver os problemas de redes celulares internas, por que oferecemos um sistema de instalação mais fácil”, disse Dan Rabinovitsj, principal executivo de operações da Ruckus Wireless, Inc. “Em nossa opinião, a tecnologia OpenG da Ruckus deve mudar o cenário de custo total de propriedade, viabilizando a adoção global a uma fração do custo de soluções DAS.”

Para acompanhar uma demonstração da tecnologia OpenG durante a MWC, visite o quiosque da Qualcomm no salão 3. Para acompanhar uma demonstração de ligações Wi-Fi, visite o quiosque da Ruckus no salão 5 para marcar um horário.

Acompanhe a Ruckus Wireless no LinkedIn e no Twitter em português para saber das novidades do #SimplyBetterWireless.

SOBRE A RUCKUS WIRELESS

Ruckus Wireless oferece simplesmente melhor sem fio à mais de 65.300 clientes corporativos, prestadores de serviços, governo e pequenas empresas em todo o mundo. A empresa está focada em inovação tecnológica, os ecossistemas de parceiros e atendimento ao cliente - produzindo a melhor experiência sem fio possível para os ambientes internos e externos mais desafiadores. Sua plataforma Smart Wi-Fi entrega Wi-Fi escalável e de alto desempenho com controle e gerenciamento simplificado para implantações de Wi-Fi baseados em nuvem e no local, junto com novos serviços para on-boarding seguro, gerenciamento de políticas, serviços de localização e análise que permitem novas oportunidades de negócios.

BeamFlex, ChannelFly, Ruckus, Ruckus Wireless, Unleashed, SmartMesh, SmartZone, Unleashed, ZoneDirector e ZoneFlex são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos e empresas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.