Ruckus Wireless Implementa Infraestrutura de Rede Wi-Fi na IMED

Projeto da Faculdade Meridional do Rio Grande do Sul beneficia quase 1500 alunos e colaboradores

São Paulo, Brasil– 9 de novembro de 2015 – Com o crescimento vertiginoso no uso de dispositivos móveis, a disponibilidade de rede de Internet Wi-Fi é cada vez mais importante para estudantes e docentes de instituições de ensino brasileiras. Por conta disso, a IMED – Faculdade Meridional – implementou uma infraestrutura Wi-Fi com equipamentos da Ruckus Wireless.

O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 na matriz da instituição, em Passo Fundo. E agora no segundo semestre os bons resultados já se mostraram presentes garantindo o acesso à Internet a quase 1500 usuários, o dobro de conexões simultâneas possíveis até 2014.

Além disso, o sistema Smart Wi-Fi da Ruckus possibilitou à IMED o controle da rede com a possibilidade de controle de horários da disponibilidade da rede sem fio o que é um grande diferencial das soluções da Ruckus.

Para garantir o acesso rápido e veloz à rede Wi-Fi da instituição, a IMED adotou 50 pontos de acesso ZoneFlex Smart Wi-Fi da Ruckus Wireless, responsável pela cobertura do sinal de Internet, além de um controlador Ruckus ZoneDirector 3000, que atua no monitoramento e gerenciamento da rede.

“Até 2014 não tínhamos cobertura em todas as áreas do campus, os equipamentos antigos não suportavam a alta densidade de clientes e consequentemente tínhamos uma qualidade muito baixa de navegação. Nos momentos de pico era praticamente impossível conseguir acesso. Além disso, o gerenciamento da rede era complexo, pois tínhamos equipamentos de marcas diferentes e não conseguíamos ter uma centralidade na gestão”, explica o Coordenador de TI da IMED, Gabriel Prestes.

“Gostaríamos de oferecer rede Wi-Fi para os alunos e para isso precisaríamos investir em uma solução que desse conta do recado. Além disso, existia uma grande cobrança por parte dos alunos e professores por um serviço de melhor qualidade e com cobertura em todo o campus. Queríamos uma solução que tivesse respaldo do mercado então fizemos uma pesquisa em 12 instituições de ensino superior que conhecíamos e encontramos Ruckus na maioria”, completa Prestes.

“Para uma instituição de ensino como a IMED era de extrema importância prover um ambiente Wi-Fi que suportasse alta densidade e capacidade aos usuários móveis. A implementaçāo da solução Ruckus Wireless na IMED proporcionou uma nova experiência Wi-Fi para os alunos e funcionários da instituição”, explica o Gerente de Vendas da Ruckus Wireless no Brasil, Ulisses Pimentel.

Garantia de qualidade

Há mais de dez anos a Ruckus investe no desenvolvimento de novas soluções para infraestrutura sem fios, sendo pioneira nesse mercado e líder em desempenho e inovação do setor.

Os APs Ruckus ZoneFlex usados na IMED combinam tecnologia patenteada de antena adaptável e redução de interferência automática para fornecer desempenho consistente e previsível em maior alcance.

Com design bem-acabado e discreto os APs Ruckus ZoneFlex foram criados para empresas preocupadas com os custos e que requerem conectividade de cliente de alta velocidade. São ideais para vários ambientes empresariais e de pontos de conexão incluindo hotéis, escolas, pontos de vendas, filiais e locais públicos.

Já o controlador utilizado o Ruckus ZoneDirector 3000 é o primeiro sistema Smart Wireless LAN empresarial que oferece uma solução WLAN segura, robusta e de fácil expansão a um custo de propriedade incomparável. Capaz de administrar até 500 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex Smart Wi-Fi e 10.000 clientes de um único local o Ruckus ZoneDirector 3000 foi feito para proporcionar simplicidade e facilidade na utilização.

Diferente dos sistemas de LAN sem fio convencionais que são dispendiosos, complexos e complicados de implantar o Ruckus ZoneDirector 3000 é a solução ideal para qualquer empresa que necessite de LAN sem fio de alto desempenho e que possa ser facilmente instalada e gerenciada.

SOBRE A RUCKUS WIRELESS

Ruckus Wireless oferece simplesmente melhor sem fio à mais de 61.000 clientes corporativos, prestadores de serviços, governo e pequenas empresas em todo o mundo. A empresa está focada em inovação tecnológica, os ecossistemas de parceiros e atendimento ao cliente - produzindo a melhor experiência sem fio possível para os ambientes internos e externos mais desafiadores. Sua plataforma Smart Wi-Fi entrega Wi-Fi escalável e de alto desempenho com controle e gerenciamento simplificado para implantações de Wi-Fi baseados em nuvem e no local, junto com novos serviços para on-boarding seguro, gerenciamento de políticas, serviços de localização e análise que permitem novas oportunidades de negócios.

BeamFlex, ChannelFly, Dynamic PSK, Ruckus, Ruckus Wireless, SmartMesh, SmartZone e ZoneFlex são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos ou empresas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.