Ruckus Wireless Apresenta Primeira Camada Virtual de Dados para Wi-Fi

Virtual SmartZone Oferece Arquitetura NFV Multicamada; Aumenta Flexibilidade e Desempenho e Reduz Custos para Redes Wi-Fi de Grande Porte

SUNNYVALE, CA – 9 de Novembro, 2015 – Ruckus Wireless, Inc. (NYSE: RKUS) hoje disponibilizou uma camada de dados virtual para Wi-Fi que é inédito na indústria, separado o tráfego de dados do tráfego de controle em redes sem fio de grande porte. Agora, operadoras e clientes empresariais terão opções para implementação de redes mais flexíveis, com a possibilidade de instalar múltiplos gerenciadores de fluxo de dados em uma rede distribuída para ajudar a otimizar custos e desempenho, de acordo com a demanda dos seus usuários.

O novo software – chamado de Virtual SmartZone™ Data Plane (vSZ-D) – trabalha com os controladores Virtual SmartZone da Ruckus, criando um sistema baseado em software para a gestão de redes sem fio. O Virtual SmartZone cresceu muito em apenas um ano, com mais de 700 clientes em redes de produção, administrando mais de 200.000 pontos de acesso. O Virtual SmartZone é um dos primeiros destaques do movimento setorial para a virtualização de funções de rede (network functions virtualization - NFV), encapsulando as principais funções de rede em software que pode ser executado em hardware padrão da indústria.

“Mais uma vez, a Ruckus está liderando a inovação em tecnologia Wi-Fi, simplificando a virtualização e otimização de redes para operadoras e clientes empresariais", disse Greg Beach, vice-presidente de gestão de produtos da Ruckus. "A separação do tráfego de controle e de dados oferece mais flexibilidade e desempenho para redes que suportam milhares de dispositivos e pontos de acesso, além de reduzir custos."

A Camada de Dados do Virtual SmartZone é uma abordagem flexível e eficiente para dados agregados e de túnel do usuário final que atende necessidades específicas de aplicativos ou segurança. O tunelamento normalmente aumenta custos e reduz desempenho, além de requer a replicação de controladores físicos caros em cada local de instalação - além de aumentar os custos de hardware e mão de obra com o crescimento da rede. Ao contrário, o vSZ-D consegue distribuir a carga de trabalho entre múltiplos sistemas mais acessíveis - que requerem apenas uma única instância de controlador e implementações do vSZ-D em locais remotos, gerando economias. O tráfego de dados também ganha velocidade por que pode desviar do controlador com apenas um impacto incremental em cada site.

Em termos funcionais, o vSZ-D é administrado pelo controlador do Virtual SmartZone e permite escalonamento independente das camadas de controle e dados. Múltiplas instâncias do vSZ-D podem ser implementadas em sites distribuídos - também é possível realizar a instalação de uma instância central, que oferece ainda mais flexibilidade para o projeto da rede. O design baseado em NFV elimina as limitações do hardware físico e localização geográfica que podem ter um impacto sobre a implementação da rede.

Os controladores do Virtual SmartZone oferecem um nível inédito de flexibilidade, escalonamento para até 300.000 dispositivos, para um ou múltiplos usuários e uma rede Wi-Fi que acompanha o crescimento de sua organização. A plataforma SmartZone suporta todos os pontos de acesso ZoneFlexTM sem fio da Ruckus, para uso interno ou externo. Os destaques do vSZ-D incluem:

• Tunelamento de dados com encriptação: Opções flexíveis para tunelamento de dados a partir de qualquer tipo de LAN Virtual (VLAN), incluindo encriptação do tráfego de convidados; tunelamento de dados do ponto de venda para compliance PCI; tunelamento de tráfego VoIP e roaming integrado entre subredes da Camada 2.
  • Escalonamento dinâmico da camada de dados: Escala e elasticidade para implementações de grande porte com suporte para 1 Gbps, 10 Gbps ou ainda mais tráfego - com sintonia dinâmica sem a necessidade de atualizar o software.
  • Arquitetura em cluster: Oferece escala e elasticidade para grandes implementações suportando até 300.000 pontos de acesso e 300.000 dispositivos. Um controlador Virtual SmartZone pode administrar até duas instâncias de vSZ-D, e um cluster de quatro controladores pode administrar até 8 instâncias de vSZ-D.
  • Suporte para múltiplos hipervisores: Oferece suporte inicial para os dois motores de virtualização mais populares do mercado - VMware vSphere e KVM (OpenStack).

O vSZ-D já está disponível como uma extensão dos atuais controladores Virtual SmartZone da Ruckus em uma versão "grande porte" (vSZ-H) para operadoras e instalações corporativas, e uma versão "essencial" (vSZ-E) para companhias de grande e médio porte. Para usar o software vSZ-D, os clientes devem atualizar seus controladores vSZ-H ou vSZ-E para a versão 3.2.

O software Virtual SmartZone suporta a tecnologia Smart Wi-Fi da Ruckus, que inclui inovações proprietárias como a tecnologia BeamFlex™+ de antenas adaptativas , a solução ChannelFly™ para seleção preditiva de canais, a tecnologia SmartMesh™ para combinação auto-otimizada de redes e a Dynamic PSK™, a tecnologia de segurança Wi-Fi – um pacote de soluções da Ruckus que permite oferecer uma rede Wi-Fi confiável, segura, escalável e de alto desempenho para empresas e provedores de serviço.

Siga a Ruckus no LinkedIn e Twitter para as últimas novidades com #SimplyBetterWireless.

SOBRE A RUCKUS WIRELESS

Ruckus Wireless oferece simplesmente melhor sem fio à mais de 61.000 clientes corporativos, prestadores de serviços, governo e pequenas empresas em todo o mundo. A empresa está focada em inovação tecnológica, os ecossistemas de parceiros e atendimento ao cliente - produzindo a melhor experiência sem fio possível para os ambientes internos e externos mais desafiadores. Sua plataforma Smart Wi-Fi entrega Wi-Fi escalável e de alto desempenho com controle e gerenciamento simplificado para implantações de Wi-Fi baseados em nuvem e no local, junto com novos serviços para on-boarding seguro, gerenciamento de políticas, serviços de localização e análise que permitem novas oportunidades de negócios.

BeamFlex, ChannelFly, Dynamic PSK, Ruckus, Ruckus Wireless, SmartMesh, SmartZone e ZoneFlex são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos ou empresas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.