Universidades públicas do Brasil dão o passo certo por um WiFi melhor com Ruckus Wireless

Aproximadamente um terço das universidades públicas no Brasil padronizaram o Ruckus Smart WiFi para oferecer conectividade mais confiável a dezenas de milhares de estudantes e funcionários

ISTE 2015 CONFERÊNCIA & EXPO (estande 635) – FILADELFIA – 30 de junho de 2015 – Ruckus Wireless, Inc. (NYSE: RKUS) anunciou hoje que seus produtos e tecnologia Smart WiFi foram selecionados e implementados em cerca de um terço de todas as universidades públicas (federais) no Brasil. Milhares de pontos de acesso (AP) Ruckus ZoneFlex™ estão sendo utilizados pelas redes Ruckus Smart WiFi nestas instituições de ensino superior em todo o Brasil, a fim de oferecer conectividade sem fio confiável e de alto desempenho a dezenas de milhares de estudantes, professores e funcionários.

“A experiência com os equipamentos da Ruckus foi muito positiva, a instalação foi fácil e rápida, e a qualidade e alcance dos pontos de acesso na rede sem fio da IFRN recebeu muitos elogios dos usuários”, disse Carlos Eduardo Gomes do Egito, analista de TI no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “Agora temos flexibilidade, controle, estabilidade de sinal e alta densidade por AP com a Ruckus. Nós planejamos expandir a rede sem fio Ruckus para oferecer cobertura completa em todos os ambientes do nosso campus.”

A tendência de trazer seu próprio dispositivo (BYOD), que varre os mercados educacionais ao redor do mundo, está mudando a face do ensino e aprendizagem, visto que mais estudantes usam seus próprios dispositivos tanto em casa quanto na escola. Como é o caso em todo lugar, a disponibilidade de WiFi confiável e consistente está se tornando gradativamente mais importante para estudantes e professores no Brasil. Os usuários precisam de acesso mais rápido e estável a cursos, e-books e vídeos oferecidos através da internet, além de outras ferramentas digitais do currículo que enriquecem a experiência educacional.

Na verdade, a qualidade da experiência computacional do estudante se tornou um fator importante na tomada de decisões para os estudantes brasileiros ao escolher uma universidade. Na pesquisa TIC Educação, 96 por cento dos professores em escolas públicas brasileiras usam os recursos da internet para preparar suas aulas. A pesquisa também identificou que 71 por cento das escolas públicas no Brasil possuem WiFi, mas a conexão de internet é muito lenta e não confiável em 52 por cento destas escolas.

Instituições de ensino, portanto, enfrentam o crescimento rápido do desafio de oferecer densidade, conectividade e cobertura WiFi necessários para acomodar adequadamente a crescente população de usuários sofisticados, que agora possuem múltiplos dispositivos com capacidade Wi-Fi, tais como smartphones e tablets.

Idealizada para ambientes de ensino superior de alta capacidade, a tecnologia Ruckus Smart Wi-Fi entrega a robusteza e confiabilidade de conexão necessárias para oferecer conectividade Wi-Fi confiável e rápida em salas de aula, laboratórios, dormitórios e em todos os locais do campus. Visando uma instalação flexível e gerenciamento centralizado, os controladores de LAN sem fio (WLAN) inteligente Ruckus ZoneDirector™ dão às universidades no Brasil uma variedade de opções de implementação que possibilitam um gerenciamento simples, centralizado e unificado para pontos de acesso internos e externos, cabeados e em malha.  Os controladores Ruckus ZoneDirector lhes oferecem com exclusividade rapidez na visualização do número de tipos diferentes de dispositivos sendo usados em suas redes Wi-Fi, bem como a capacidade de definir eficaz e facilmente políticas de acesso específicas ao usuário ou dispositivo, a fim de otimizar o desempenho da rede e manter seguro o tráfego dos usuários.

Os pontos de acesso Ruckus ZoneFlex integram a tecnologia patenteada de antenas adaptáveis Ruckus BeamFlex+™, a qual se adapta à constante mudança de orientação e localização do dispositivo. A BeamFlex+ pode melhorar a experiência do usuário ao ajudar a garantir um sinal sem fio consistente. Sem ela, a mudança de orientação do dispositivo do cliente pode causar uma diferença de desempenho de até 2,5 vezes.

“Antes da Ruckus, nós simplesmente não tínhamos uma maneira simples e abrangente de gerenciar a rede sem fio, demandando uma grande dose de trabalho e manutenção”, disse Fábio Rogério da Silva, chefe do Departamento de Redes Lógicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Agora, com os produtos e tecnologia da Ruckus, temos uma ótima capacidade de gerenciamento, permitindo que saibamos a demanda de usuários por ponto de acesso, dividamos os APs por grupos, enviemos SSIDs para grupos diferentes, autentiquemos usuários usando o protocolo 802.1X, além de podermos resolver problemas mais rápido, porque, por exemplo, quando um ponto de acesso é desconectado, o controlador nos diz imediatamente. Planejamos expandir nossa rede WiFi com os equipamentos da Ruckus Wireless, visto que trabalhamos atualmente com equipamentos 802.11n, mas gostaríamos de adotar no futuro o padrão 802.11ac.”

Universidades em todo o Brasil que já padronizaram a infraestrutura de rede com o Ruckus Smart WiFi incluem:

• Universidade Federal de Lavras
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Universidade Federal de Viçosa
  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Universidade Federal da Bahia
  • Universidade Federal de São Paulo
  • Universidade Federal de de São Carlos
  • Universidade Federal do Amapá
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Universidade Federal do Pará
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Universidade Federal de Campina Grande
  • Universidade Federal de Sergipe
  • Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Siga a Ruckus Wireless no LinkedIn e Twitter para receber as últimas novidades em #SimplyBetterWireless.

Contato de imprensa/analista

SOBRE A RUCKUS WIRELESS

A Ruckus Wireless, Inc. (NYSE: RKUS) sediada em Sunnyvale, Califórnia, é uma fornecedora mundial de sistemas sem fio de última geração para o mercado em rápida expansão da infraestrutura de internet móvel. A empresa fornece uma grande variedade de produtos de “Smart Wi-Fi” para uso interno e externo para operadoras móveis, provedores de serviços de banda larga, e corporações, contando com ao redor de 52.000 clientes finais em todo o mundo. A tecnologia da Ruckus responde aos desafios de cobertura e capacidade de Wi-Fi resultantes do volume cada vez maior de tráfego nas redes sem fio devido à crescente adoção de dispositivos móveis como smartphones e tablets. A Ruckus inventou e patenteou produtos sem fio inovadores e com tecnologia de ponta para voz, vídeo e dados, como antenas adaptativas que ampliam o alcance do sinal, aumentam as taxas de dados dos clientes e evitam interferências, garantindo a distribuição uniforme e confiável de conteúdo de multimídia sensível a atrasos e serviços no padrão Wi-Fi 802,11. Para obter mais informações, acesse http://www.ruckuswireless.com.

BeamFlex, Ruckus, Ruckus Wireless, e ZoneFlex são marcas registradas da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos ou empresas podem ser marcas comerciais dos seus respectivos donos.