A Ruckus apresenta os melhores resultados em testes recentes de Wi-Fi realizados pela Rede Acadêmica e de Pesquisas da Croácia (CARNet)

A capacidade máxima de dezenove pontos diferentes de acesso de Wi-Fi em cenários variados revelaram diferenças radicais entre os fornecedores concorrentes

SUNNYVALE, Califórnia e ZABREG, Croácia – 4 de maio de 2015 – A Ruckus Wireless, Inc. (NYSE: RKUS) anunciou hoje que sua tecnologia ZoneFlex™ Smart Wi-Fi superou a Aerohive, Aruba, Cisco, Cisco/Meraki, HP, Ubiquiti e Xirrus em um exaustivo e acirrado teste de capacidade e desempenho corporativo dos pontos de acesso para uso interno (access point - AP) 802.11ac e 802.11n recentemente conduzido pela Rede Acadêmica e de Pesquisa da Croácia (CARNet).

A CARNet é uma instituição pública de grande prestígio fundada em 1991 e com sede na Croácia. Faz parte do Ministério da Ciência, Educação e Esportes e atua nos setores de tecnologias de comunicação e informação e sua aplicação na educação, desde a infraestrutura de internet e rede e serviços eletrônicos, até a segurança e suporte a usuários. A CARNet tem como missão promover o desenvolvimento de indivíduos, assim como da sociedade em geral, por meio da utilização de novas tecnologias de informação.

Usando ferramentas de teste padrão no setor, a capacidade máxima dos pontos de acesso foi testada em cenários de testes progressivos que incluíram 12, 23, 36 e 60 clientes utilizando um número cada vez maior de clientes para cada teste que mediu o rendimento agregado do Protocolo de Controle de Transmissão (TCP).

Dezenove diferentes pontos de acesso de Wi-Fi dos principais fornecedores do mundo, entre eles a Ruckus Wireless, Aerohive, Aruba, Cisco (inclusive Cisco/Meraki), HP, Ubiquiti, e Xirrus foram testados na sede da CARNet, em Zagreb. Para manter a integridade do processo, não foi permitido que nenhum fornecedor pagasse, subsidiasse ou influenciasse o teste de Wi-Fi da CARNet.

Os fornecedores foram autorizados a utilizar seus pontos de acesso preferidos, sem restrições quanto ao modelo e quantidade, desde que pudessem ser testados em um único dia. Permitiu-se também que cada empresa enviasse um engenheiro ao local do teste. Cada um desses fornecedores, a Aerohive, Cisco, HP e Ruckus Wireless, enviou um representante à CARNet para os testes.

Os pontos de acesso para ambientes internos Ruckus ZoneFlex R700 de banda dupla 3x3:3 802.11ac e ZoneFlex R500 de banda dupla 2x2:2 802.11ac com a tecnologia de antena adaptativa BeamFlex™ patenteada pela Ruckus tiveram um desempenho superior a todos os pontos de acesso 11ac dos concorrentes nos testes. A CARNet também aceitou e incluiu os pontos de acesso 802.11n de todos os fornecedores convidados, inclusive da Ruckus, Ubiquiti, Xirrus e outros. Os resultados do teste desses produtos revelaram que os pontos de acesso para uso interno 802.11n Ruckus ZoneFlex 7982 e ZoneFlex 7372 não só demonstraram desempenho superior ao dos outros modelos de 802.11 da Ubiquiti e da Xirrus, como também superaram os pontos de acesso 802.11ac Wave 1 de outros fornecedores, inclusive da Aerohive, Aruba, Cisco (inclusive Cisco/Meraki) e HP, em vários cenários de testes.

Os resultados dos testes da CARNet revelaram que os pontos de acesso Ruckus Smart Wi-Fi apresentaram o mais alto nível de desempenho em todos os cinco cenários simulando situações reais, criados pela CARNet.

“Os resultados dos testes da CARNet já dizem tudo", disse Selina Lo, presidente e CEO da Ruckus Wireless. “Como pioneira nas tecnologias de rádio adaptativas que oferecem o rendimento ideal de espectro sem licença, a Ruckus continua a elevar o padrão do desempenho sem fio em todas as gerações de tecnologias Wi-Fi, de 11g a 11ac. Esses testes constituem mais um testemunho da força e longevidade das nossas inovações e diferenciação."

Metodologia de teste de Wi-Fi da CARNet

Os pontos de acesso 802.11ac Wave 1 da Aerohive, Aruba, Cisco (inclusive Cisco/Meraki) e HP foram testados pela CARNet utilizando uma grande variedade de dispositivos móveis de clientes, compatíveis com 802.11ac e 802.11n, para simular ambientes reais da melhor forma possível. Todos os pontos de acesso foram colocados fora de uma sala de aula da CARNet e separados dos dispositivos de clientes por uma parede de drywall de 5dB (espessura medida). Utilizou-se uma combinação de vários dispositivos móveis reais (um total de 60), inclusive smartphones, tablets e laptops de diferentes fabricantes, com várias especificações de Wi-Fi e sistemas operacionais. Elevou-se o número de clientes para cada teste de rendimento (medido em Mpbs downstream), e cada ponto de acesso testado teve de demonstrar desempenho na presença de interferência de rádio frequência (RF) conhecida. A CARNet observou e documentou o rendimento máximo para todos os dispositivos de clientes.

Todos os fornecedores participantes tiveram a oportunidade de testar, eles mesmos, todos seus pontos de acesso para garantir que estavam funcionando como desejado, além de poder otimizar as configurações de cada ponto de acesso para o melhor desempenho possível. A CARNet não fez nada em especial para "limpar" o ambiente de RF, já que as implementações no mundo real precisam lidar com níveis aleatórios, e frequentemente incontroláveis, de interferência modulada e não modulada. Testou depois cada ponto de acesso três vezes, e registrou o maior rendimento obtido.

Em quatro cenários de teste tanto na frequência de 2,4 quanto na de 5 GHz (uma usando 13 dispositivos de clientes; outra 23; uma terceira usando 36; e uma quarta todos os 60 dispositivos de clientes), os pontos de acesso Ruckus ZoneFlex R700 e R500 apresentaram consistentemente o melhor desempenho, se posicionando em primeiro lugar em todos os testes. No quinto e último cenário de teste, no qual os dispositivos dos clientes foram espalhados em um arco de 270 graus (ou seja, um cenário de teste distribuído), para que os pontos de acesso pudessem se comunicar alternadamente com os dispositivos dos clientes em várias direções, o ponto de acesso Ruckus ZoneFlex R700 foi novamente o vencedor com o melhor desempenho no ponto de acesso 802.11ac Wave 1.

Para acessar os resultados dos testes da CARNet e detalhes sobre a metodologia, acesse: CARNet.

Siga a Ruckus Wireless no LinkedIn e Twitter para receber as últimas novidades em #SimplyBetterWireless.

SOBRE A CARNET

A CARNet (Rede Acadêmica e de Pesquisas da Croácia) é a rede nacional de ensino e pesquisas da Croácia. Financiada pelo governo, a CARNet atua em escritórios em Zagreb e cinco outras cidades. Foi fundada em 1991 como um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia da República da Croácia.   Em março de 1995, o governo da República da Croácia promulgou o Decreto sobre a fundação da instituição CARNet, com a meta de promover o desenvolvimento de indivíduos, assim como da sociedade em geral, através da utilização de novas tecnologias da informação. As atividades da CARNet são divididas em três áreas básicas: fornecimento de serviços de internet, incentivo ao desenvolvimento da sociedade de informação, e educação para a nova era.

SOBRE A RUCKUS WIRELESS

A Ruckus Wireless, Inc. (NYSE: RKUS) sediada em Sunnyvale, Califórnia, é uma fornecedora mundial de sistemas sem fio de última geração para o mercado em rápida expansão da infraestrutura de internet móvel. A empresa fornece uma grande variedade de produtos de “Smart Wi-Fi” para uso interno e externo para operadoras móveis, provedores de serviços de banda larga, e corporações, contando com ao redor de 52.000 clientes finais em todo o mundo. A tecnologia da Ruckus responde aos desafios de cobertura e capacidade de Wi-Fi resultantes do volume cada vez maior de tráfego nas redes sem fio devido à crescente adoção de dispositivos móveis como smartphones e tablets. A Ruckus inventou e patenteou produtos sem fio inovadores e com tecnologia de ponta para voz, vídeo e dados, como antenas adaptativas que ampliam o alcance do sinal, aumentam as taxas de dados dos clientes e evitam interferências, garantindo a distribuição uniforme e confiável de conteúdo de multimídia sensível a atrasos e serviços no padrão Wi-Fi 802,11. Para obter mais informações, acesse http://www.ruckuswireless.com.

BeamFlex, Ruckus, Ruckus Wireless, e ZoneFlex são marcas registradas da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos ou empresas podem ser marcas comerciais dos seus respectivos donos.